Sempre falo que um dos meu objetivos nas redes sociais é quebrar alguns estigmas em relação ao trabalho do psicólogo na clínica e aproximar mais a Psicologia das pessoas. Para isso eu pensei nesse quadro “Terapia é pra você…” e a ideia é trazer situações que podem ser trabalhadas em psicoterapia com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Atenção: não estou dizendo que DEVE procurar, estou dizendo que a psicoterapia pode ser uma das possibilidades de auxílio para lidar com as demandas citadas.
Vamos agora ao que interessa… Se você se sente constantemente sobrecarregada esse post é pra você!
Essa sensação, comum nos dias atuais devido ao acúmulo de funções e consequentemente de tarefas, é também muitas vezes valorizada o que dificulta a busca por ajuda! Ao queixar-se de se sentir cheia de coisas pra fazer, com um grande volume de trabalho você pode até ouvir que “deve agradecer por ter trabalho” ou mesmo ser elogiada por trabalhar tanto.
Porém é importante atentar para alguns sinais de que esses excessos podem estar te fazendo mal, por exemplo: se você se sente constantemente esgotada e sem energia; se sente irritada e/ou ansiosa como se estivesse o tempo todo sob pressão; percebe que suas reações emocionais estão mais intensas em relação a situações cotidianas; e nota que está afetando outras áreas além do trabalho.
É comum não se dar conta de como chegou a esse ponto, principalmente se você costuma agir no piloto automático. Mas essa pausa ao ler esse post é para chamar sua atenção e te forçar a olhar um pouco para como você está conduzindo sua vida.
Por onde você pode começar:
Primeiro reflita sobre alguns pontos:
» É possível fazer um melhor gerenciamento do seu tempo?
» É possível delegar tarefas?
» É possível deixar de fazer algumas tarefas?
Se for possível fazer uma dessas coisas ou todas elas, execute e veja como se sente com o passar dos dias. Se melhorar a sensação de peso e cansaço, ótimo! Era de fato excesso de trabalho!
Mas se mesmo diminuindo as suas demandas você continua com essa sensação de estar constantemente cansada, com peso de 2 elefantes nas costas, vamos tentar mais alguns passos:
1) Viva o aqui agora
Já parou para pensar que a sua sobrecarga pode estar relacionada ao fato de você executar as tarefas sem realmente estar atenta ao que faz? O excesso de pensamentos relacionados ao futuro, sobre o que pode ou não acontecer também pode contribuir para essa constante pressão.
2) Se deixe sentir
O seu esforço constante para suprimir ou não sentir emoções naturais do seu dia-a-dia pode acarretar essa sensação de estresse e consequentemente ao sentimento de sobrecarga.
3) Conheça e respeite seus limites
Lembre-se que você não vai conseguir trabalhar sem bateria. Invista em se conhecer e perceber quais são os seus limites. Você não precisa se sentir esgotada para então descansar, estabeleça pausas e folgas previamente e desfrute desses momentos fazendo algo que goste considere positivo pra você.
4) Aprenda a dizer “não”
Esse merece um post especial depois. Olhe para todas as atividades que faz e veja quantas poderiam não estar ali se você tivesse dito “não”. Se essa é uma dificuldade, nada está perdido! Treine, a cada solicitação, analisar primeiro a sua rotina e lista de tarefas antes de incluir mais uma demanda a lista. Caso não seja possível, diga não de forma respeitosa e siga. Pode ser desconfortável no início mas mais adiante você perceberá a importância de ter se posicionado.
E como eu disse, a psicoterapia pode ser um aliada se essa for uma dificuldade pra você. Aqui deixei algumas orientações gerais que podem te ajudar nesse processo, mas caso sinta que precisa de um suporte maior não deixe de procurar ajuda profissional!